Ora, toda a terra tinha uma só língua e um só idioma. E deslocando-se os homens para o oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e ali habitaram. Disseram uns aos outros: Eia, pois, façamos tijolos, e queimemo-los bem. Os tijolos lhes serviram de pedras e o betume de argamassa. Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Gn 11:1-4
O povo estava unido, forte com um propósito definido, a idéia era construir uma cidade com uma grande torre.
Estavam decididos, não havia divergência eles queriam a mesma coisa, construir a torre.
Haviam se passado 120 anos do dilúvio nesta ocasião, os povos falavam todos a mesma língua, eram praticamente todos da mesma família “os que restaram da arca”.
Estavam fortes, unidos, de mãos dadas, decididos, mas pelos motivos errados. Eles queriam tocar em Deus? Não. Queriam fazer a torre para gloria de Deus? Não. Queria construir ali um templo de adoração? Tão pouco. Eles queriam ser reconhecidos entre as nações, queriam sim que os outros povos ficassem impressionados e os colocassem em um pedestal como sendo verdadeiros construtores, homens sábios e invencíveis.
Deus então desce para ver aquela torre, observa que os motivos são errados, e que a união deles estava indo longe de mais, eles eram fortes porem insensato. Deus toma uma decisão confundir as línguas dos povos. Para pedir tijolos ele diz: тула, para pedir cimento diz: τσιμέντου, outro para dizer não estou entendendo diz: Ik begrijp het niet. E as coisas começam a complicar-se então sai um, outro, e mais outro e todos vão embora por não entenderem as línguas a menos de 1 minuto entendiam perfeitamente.
Imaginem uma construção de cerca de mil metros de circunferência, imaginem quantos tijolos, betume e pedras tudo ali abandonadas ali. O mato toma conta de tudo, ninguém volta para dar continuidade na obra e tudo é esquecido. Só após alguns anos que a capital da Babilônia é fundada naquela região onde se deu inicio a torre da soberba.
Atenção
Será que você não tem levantando torres pelos motivos errados, será que o que você tem construído é para sua gloria ou para glorias de Deus. Alguma coisa que você pensou em fazer e estava indo tudo bem e de repente as coisas desandaram você já parou para pensar que estava sendo construindo pelos motivos errados.
Já observou que às vezes nem mesmo o casal se entende, parece que ambos não estão falando a mesma língua, será que o teu casamento esta sendo construindo em cima de uma comunhão com Deus.
Quando você vê a tua vida financeira indo de mal a pior, e as dividas que antes eram comuns e normais e fáceis de serem pagas agora estão te sufocando, será que você tem sido fiel a Deus, tem devolvido o dizimo corretamente, será que a tua vida financeira esta sendo construída para gloria de Deus.
Para e pense, análise e coloque o teu foco em Jesus Cristo, construa a tua família, teu emprego, tua empresa, teu casamento e tua vida financeira, tudo para gloria de Deus.
Ou então você será confundido e vivera sem entender absolutamente nada das coisa que estão e vão acontecer na tua vida.
Pr Junior Caprini Guarapari – ES