"E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um." (Marcos 4:20)



Teologia


Disciplina 01:

PROLEGÔMENOS:
Síntese da Relevância, Natureza e Tarefa da Teologia.

1.1. A Teologia e o povo de Deus
Panorama Histórico

Teologia é um termo que ainda provoca diversas reações nos evangélicos, de varias confessionalidades, em plena põs-moralidade.
A teologia, do protestantismo histórico, ora foi vista como parceira fundamental e ora como ameaça à igreja; no ultimo caso, a situação agravou-se sob a égide do endeusamento da razão.
E há segmentos que historicamente interpretou a Teologia como possível obstrução a autentica espiritualidade. Esse foi o caso do Pentecostalismo sobre tudo em décadas passadas. Presumia-se que o “apago” às letras (ou seja, estudar a fundo) poderia sufocar o fogo do Espírito Santo.
Há também a lá dita evangélica que quer libertação plena da Teologia. E há razão para tanto. A Teologia que tem como fundamento cabal a Bíblia, e não a demanda do mercado religioso, jamais aprovara certos disparates que não estão sendo praticados em nome de Deus no afã de atrair pessoas, mantê-las cativas e se apropriar de suas posses.
Esse é o caso do Neopencostalismo, no qual se encontra o que temos denominado de igrejas marcado, expoentes de ensinos centrados na dimensão material da vida; a maioria das igrejas da referida modalidade preconiza êxito econômico-financeiro, saúde psicofísica e a felicidade às pessoas que “aceitam” JESUS CRISTO e, é claro pagam para receber as compensações terrenas.
Afinal, por que a Teologia tem sido tão desprezada, tanto dentro quanto fora da ambiência religiosa? E o que é Teologia? Ela tem amparo bíblico? Esta restrita aos teólogos profissionais ou é acessível á comunidade de fé? Quais benefícios ela pode proporcionar á igreja evangélica brasileira? Quais são as categorias principais da reflexão teológica?
Vamos, nesta importante disciplina de Prolegômenos em busca de algumas respostas para os referidos questionamentos.


Proxima lição 

Hipóteses ao Repudio à Reflexão Teológica





primeira parte do estudo (imprima e aguarde o restante) . 63

.