"E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um." (Marcos 4:20)



Esboço/Ministração




A Forma de Deus Agir Is 43:13*
Capitão Eddie Rickenbacker
James whinttaker em 1942 é escolhido para uma missão fazer parte da tripulação de um B-17 chamada de “fortaleza voadora” o capitão era Eddie Rickenbacker.
                Em um lugar fora do alcance do radio acabou o combustível do avião eles caíram ao mar.
                Ficaram quase um mês flutuando em botes salva vidas. Sobrevivem às ondas fortes, os tubarões, as tempestades no meio do oceano.
                Após 8 dias a comida acabou, o que não foi consumida por eles, foi destruída pela água salgada.
                Era necessário um milagre para sobreviverem.
               
                Após um culto que o capitão Rickenbacker fazia todos os dias ele repousou com a cabeça apoiada sobre uma das laterais do bote.
                Enquanto lutava contra a fome, ele pensava como Jesus havia sofrido em uma dura cruz para que ele pudesse ter a chance de salvação, e que aquele momento que eles estavam vivendo era irrelevante perto do que Jesus passou.
                Enquanto descansava colocou seu chapéu sobre o rosto, o sol era forte, a gota de força que lhe restava ele estava economizando.
                De repente algo pousa sobre o seu chapéu.
                - Parece uma gaivota, pensou consigo.
                Em um movimento brusco e velos ele agarrou a gaivota pelas pernas.
                E a tripulação pode comer e ainda usar o intestino da gaivota para servir de isca para atrair mais peixes e assim eles foram salvos.
                Uma historia de uma oração feita e oração respondida.
                Uma historia de alguém que viajou longa distancia para dar a sua vida em sacrifício de muitos.
                Uma historia de salvação.
               
Somos uma nação chamada menina dos olhos de Deus,
Quando a bíblia diz operando eu quem impedira, ela fala de você da tua situação.
                Em sua oração matinal o capitão Rickenbacker manda uma carta para Deus, e minutos depois Deus envia a resposta em forma de gaivota.
                Era necessário que eles passassem por aquele problema, porque ali havia alguém que precisava de um encontro diferenciado com Deus.
                Você pode se perguntar o que James whinttaker, tem a ver com tudo isso, alem de ser um dos tripulantes.
                James whinttaker era incrédulo não acreditava que existia um Deus, chegou a brigar com outro tripulante chamado John Bartak porque lia a bíblia sem parar, e lia em voz alta.
                Mas as palavras aos poucos iam penetrando em seu coração, e foi após uma leitura da bíblia que a gaivota pousou no chapéu do capitão. E naquele momento James disse Existe um Deus, isso não é invenção.
               
                Existe um Deus, e nada impede de Deus agir em tua vida.
                Existe um Deus, e nada impede dele agir na tua família;
                Existe um Deus, e nada impede dele agir na tua saúde;
                Existe um Deus, e nada impede dele fazer de você um vencedor.
                Somente você pode atrapalhar Deus agir, nada mais pode atrapalhar só você.
 
A Reconstrução do Templo Ed 6:6-12
·         Nabucodonosor leva cativo povos de Jerusalém e de Judá.
·          Para servir o Rei os mais estudados e sábios, e os mais pobres para serem lavradores em vinheiros. Ou seja, leva como escravos os judeus. 2Rs 25:12.
·         Aproximadamente 70 anos depois eles voltam do cativeiro para suas casas com o aval do rei Ciro.
·         No primeiro ano do reinado de Ciro Deus coloca em seu coração a construção de um templo para adorar e exaltar ao Deus Jeová.       Ed 1:2
Isso me leva a crer que é necessário um lugar, um momento especifico só para Deus.
·          Alem de Deus impulsionar Ciro a construir também incentivou a doar alto valor para esta construção. Ciro doou:
5400 utensílios de ouro e prata. Que pertenciam ao reinado mandou que seu tesoureiro MITREDATE entregasse ao SESBAZAR governador de Judá.
·         Ciro ainda instrui o povo a doar e ofertar para que o templo pudesse ser construído.
·         Mas, havia problemas e eles sabiam disso
1.       Quando eles foram levados cativos eles eram fortes e numerosos, e mesmo assim foram aprisionados;
2.       Tinham muitos opositores;
3.       Estavam agora fracos e em pouco numero.
4.       Estavam entre muitos inimigos em volta.
·         E nestas circunstancias eles aprenderam coisas muito importantes:
1.       Perceberam que precisavam obedecer a Deus em todos os aspectos;
2.       E se quisessem ajuda de Deus, precisavam se empenhar na tarefa que Deus tinha proposto como prioridade na vida.
·         O projeto do templo demorou 5 meses. Por quê?
Eles levaram algum tempo fazendo planos.
·         Preparação não é algo heróico, mais é algo vital para um bom resultado.
·         O templo começa a ser construído, em setembro que era o 7º mês judaico.
1.       Eles estavam alegres, o sonho estava sendo realizado
2.       Estavam agradecendo a Deus pela graça de poder estar de volta a sua terra
3.       Eles festejaram 7 dias, vivendo em tendas , abrigos e alpendres. Tudo isso porque o templo tinha recomeçado.
·         Porem algumas oposições aparece.
Eles se prontificam em ajudar a obra, mais na verdade a vontade deles era saber como seria executada a construção, e os judeus não aceitam eles na obra.
·         Passa o reinado de Ciro e de Dario I e entra Xerxes e Artaxerxes.
Quando o reinado foi assumido os inimigos dos judeus mandaram uma carta ao rei contando a respeito da cidade e pedindo que ele mandasse parar a obra. O pedido é atendido e a obra para.
·         Após algum tempo já no reinado de Dario II a obra recomeçaria.
Mais antes enfrentaria mais uma forte afronta;
Tenatai envia uma carta ao rei contando sobre o reinicio da obra,
·         A resposta de Dario a Tenatai e ao restante dos opositores.
Ed 6:6-12
·         Quando Deus da ordem os Reis têm que obedecer, e ninguém pode se opor a vontade de Deus. 
Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos: operando eu, quem impedirá? Is 43:13
Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? E a sua mão estendida está; quem, pois, o fará voltar atrás? Is 14:24 ____________________________________________
  A Hora H na Vida de Jacó Gn 32:22-31
Jacó: Suplantador “o que se consegue vantagens sobre”
• Jacó era gêmeo com Esaú e este no parto nasceu agarrado ao calcanhar de Esaú. Gn 25:26
• Isaque tinha 60 anos quando lhes nasceram estes filhos e Abraão 159.
• Por ter nascido primeiro Esaú tinha a bênção da primogenitura. • Na época os primogênitos tomavam conta dos bens deixados e também eram senhores sobre seus irmãos e servos de seu pai. • Esaú troca sua primogenitura por um prato de comida Gn 25:34 1. Quantas vezes trocamos grandes promessas por coisas baratas e que são mais fáceis de serem conquistadas.
2. Quantas vezes jogamos pela janela um presente de Deus, porque estamos ocupados de mais para esperar.
3. Quantas vezes trocamos nosso futuro promissor por um prato de lentilhas. • Chega o dia da verdade, Isaque vai abençoar o primogênito. Gn 27 • Falar sobre a ordem de Isaque e como Jacó conseguiu a primogenitura • Jacó foge para Padã Arã cerca de 640 km da terra de seus pais, para casa de seu tio Labão, com medo de Esaú. • No caminho teve um sonho de uma escada e anjos subiam e desciam e o topo da escada dava para o céu. E ali fez um voto a Deus. Gn 28:20-22. • Jacó chega à mesopotâmia, e encontra Raquel filha de Labão. Contar a historia de como eles se conheceram. • O trato entre Labão e Jacó em troca de Raquel. 1. Sete anos para ganhar Raquel • Labão engana Jacó, com uma tradição local, e fá-lo trabalhar mais sete anos para ganhar Raquel. • A riqueza de Jacó, e como Deus o abençoou em Padã Arã. 1. Depois ele trabalha mais seis anos para adquirir bens. • Jacó foge de Labão. • Labão persegue Jacó e é impedido de lutar contra ele, um anjo do senhor aparece e o impede. Gn 31:24 • Jacó tenta comprar a paz com seu irmão Esaú. Gn 32:13-21 • Chega a hora H na vida de Jacó. 1. Ele já tinha feito de tudo;
2. Sairá pobre, estava muito rico; 3. Constituiu família, e tinha já onze filhos; 4. Estava se preparando para encontrar com seu irmão;
5. Mas ainda faltava algo, o encontro frente a frente com Deus. 6. Luta com Deus a noite toda, e só solta o anjo do senhor quando ele o abençoou. • A renovação de Jacó 1. Recebeu um novo nome; 2. Uma nova benção; 3. Um novo dia;
4. Um novo sinal de lembrança; 5. Uma nova forma de andar; 6. Uma nova comunhão. _________________________________________________________________________   Deus, Suas Criações e a Autoridade do Ser Humano Gn 1:21
·         Em Gn 1:21 Deus cria as baleias, na tradução hebraica a palavra é tanniyn.
Quer dizer monstro do mar “Jó 7:12”
TANNIYN: Dragão, serpente, monstro marinho, dinossauro.
·         Até aqui vemos Deus criando todos os seres vivos, com todo cuidado, exceto um “o ser humano”
·         Existem algumas palavras que Deus inspirou Moises a escrever, por exemplo, conforme sua espécie ou segundo a sua espécie”
·         Só nestes versículos que lemos é citada 7 vezes as mesmas palavras “conforme a sua espécie”
·         Isso diz alguma coisa a você.
Qual a ordem de Deus “crescei e multiplicai “segundo a sua espécie”
·         Ou seja, macieira faz macieira, morangueiro faz morangueiro, galinha faz galinha, tartaruga faz tartaruga, cavalo faz cavalo, macaco faz macaco e ser humano faz ser humano.
·         E disse Deus Façamos o homem a nossa imagem e semelhança.
1.       Uma mente moral, temos inteligência e sabemos o que é certo e errado
2.       Um corpo físico, temos uma manifestação física de Deus em nós. Ou seja, temos algo de Deus em nós.
3.       E somos parte do espírito santo. Por esses motivos somos imagem e semelhança de Deus.
Temos também a trilogia de Deus. Temos Corpo alma e espírito.
·         Deus cria o homem, com um cuidado enorme, todos os membros no lugar certo, caprichou muito, mais ainda éramos um simples pedaço de barro no chão, precisávamos de algo de Deus em nós.
Gn 2:7. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente”.
·         A nossa alma não faz parte de Deus, Ela é de Deus.
·         Quando odiamos alguém, estamos odiando um corpo que carrega algo de Deus dentro de si, ou seja, estamos odiando o próprio Deus.
·         Vamos ler novamente o versículo 26 de 1º Genesis.
·          Vemos que a terra foi criada para nós e por nossa causa.
Isso significa que você pode fazer qualquer coisa porem, você é responsável por tudo o que você fizer. todos os animais foi Adão que deu nomes, olha o tamanho da autoridade que Deus, nos entregou, nomear aquilo que Ele com carinho criou.
·         Versículo 28 diz e Deus os abençoou.
Ou seja, viemos ao mundo já com a benção de Deus.
·         No versículo 31 Deus viu que tudo o que Ele tinha feito era bom, Ele confirmou a sua obra.
E a bíblia não diz que Deus disse que era bom diz?
A bíblia diz que Deus viu que era muito bom.
·         E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera. Gn 2:3
O restante da ministração fica por conta do Espirito Santo atraves do vaso que for ministrar. sempre antes de ministrar ore e apresente a mensagem ao Todo Podoroso...